Groselha

A  groselha é um fruto que me traz recordações de infância. Não que tivesse alguma groselheira em casa, ou que o fruto fosse presença habitual, mas pelo sumo concentrado de groselha que se usava na época. Era uma garrafa transparente, com um concentrado de sumo de groselha, com o qual se faziam sumos e batidos de leite. Naquela época já era uma sorte ter aquilo.

Há três anos plantamos a nossa primeira groselheira, vermelha. Não passava de um pequeno arbusto com duas hastes de 20 cm cada. Nesse ano, duplicou o tamanho.

No inverno seguinte, o jardim sofreu grandes alterações e a groselhereira foi transplantada para um vaso, enquanto aguardava o local definitivo. Nessa altura percebi que é um arbusto com raizes compridas que se espalham bastante.

Esteve alguns meses no vaso até ser colocada no seu local definitivo, junto à ramada, na alameda.

Nesse ano voltou a duplicar o tamanho, atingindo os 90cm de altura.

Deixamos crescer arbustiva, nunca a podamos para crescer muito.

Neste terceiro ano o crescimento foi pouco, numa primeira fase, o que é compreensível, porque, pela primeira vez, está a dar flor e frutos. É um momento a comemorar.

Começa por crescer um cacho muito pequeno, 2 a 3 cm, com flores muito pequenas e discretas, verdes. O cacho vai crescendo e os frutos também.

Assim que os frutos se formam,o crescimento continua, já vai em 1,60cm.

As folhas são muito parecidas com as da videira. O tronco da planta também é muito idêntico à videira, e a forma como nascem os cachos faz lembrar as uvas. É interessante esta semelhança.

Este ano compramos outra groselheira, já adulta e podada para árvore. Tem 1,60m de altura e também está a dar frutos.

Quanto aos frutos, são fabulosos.

4 respostas a Groselha

  1. wanessa diz:

    Olá , gostaria de saber onde encontro mudas de groselha para comprar e qual o clima adequado? Procuro também mudas de mirtilo…obrigada

    • lubaia diz:

      Olá.
      Não sei onde vive, mas em Portugal é comum encontrar Groselheiras à venda nas casas hortícolas, ou Hortos.
      Não sou especialista, mas penso que a groselha prefere climas mais frios. No entanto, onde vivo, a temperatura no Verão varia entre os 25ºC e os 35ºC. Nessa época já deu os frutos e as plantas estão protegidas do sol. No Inverno dão-se muito bem, a temperatura varia entre os 0ºC e os 12ºC. Se viver num clima muito quente deve protegê-las com sombra.

  2. Maria diz:

    Pode encontrar na Mirtilusa Sever do Vouga.

  3. marcia telles marques diz:

    Estou encantada com sua groselha, também fez parte da minha vida, na forma de xarope, só agora terei condições de plantar uma em nossa casa, obrigada pelas dicas

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s