Preparar o futuro olhando para o passado

Já há algum tempo que a Horta do Sol não publica nada. Chegado o Outono, entramos numa fase mais tranquila.

Após uma colheita muito fraca em 2012, fazem-se as limpezas do terreno e avalia-se a colheita do ano anterior. Afinal, o que correu mal?

Comecemos pelo terreno.

Um espaço não cultivado há já alguns anos. Todos os anos, a vegetação é cortada e deixada a decompor no terreno. Esperava-se que estivesse bastante nutritivo. Mas, será que estava?

 Os tomateiros são plantas extremamente exigentes na sua alimentação, e bastante dados a algumas doenças. A fertilização do solo é fundamental, para que adquiram resistência a essas doenças. Este ano não utilizamos estrume animal, apenas fertilizantes de urtiga e feto, feitos em casa.

O clima.

Todos conhecemos as alterações climáticas dos últimos anos. A Primavera, às vezes é Outono e isso afeta as nossas culturas. Este ano tivemos um tempo bastante quente até final de Março, inicio de Abril. Os tomateiros foram plantados, na esperança de ter uma colheita mais cedo. Só que o Abril e Maio vieram a revelar-se muito frios e húmidos.

Demasiado frio não permite ao tomateiro absorver os nutrientes necessários, entra numa espécie de invernação. Demasiado húmido é bastante favorável ao aparecimento do míldio. E foi isso que aconteceu.

As variedades adequadas ao nosso clima.

Isso é também um ponto importante. Algumas variedades de tomates têm mais dificuldade em adaptar-se ao frio da Primavera e ao forte calor do Verão. Serão necessárias várias gerações de sementes, produzidas localmente, para que possa haver alguma adaptação da planta.

Conclusão.

Se é que pode haver uma conclusão. A possível falta de nutrientes (temos dúvidas), o clima (sem dúvida) e as espécies pouca adaptadas (aplica-se a algumas), combinados, poderão ser os responsáveis pela fraca produção de 2012.

Como correu a sua produçao de tomates em 2012? Quer partilhar?

Sobre lubaia

I'm an Agile player and a Gardener
Esta entrada foi publicada em Hortículas, Terreno, Tomates com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s